980qc

02 novembro 2008

Top 10 | Com a Palavra, a Blogueira! |

Fazer uma lista, com o melhor de alguma coisa, é uma missão difícil, e no mínimo pretenciosa. O melhor, é algo pessoal, e pode ser que o meu, seja o pior pra você, leitor do blog. Porém, existem episódios que não se pode negar, foram excepcionais.
Acompanho Cold Case a cerca de 1 ano e meio, já assisti todos os episódios exibidos, e só o fato de não lembrar de todos, já aponta para um caminho para fazer essa seleção.
Não vou ordená-los, por que já é dificil de mais escolher 10, escolher o primeiro, é algo que eu não conseguiria. Então, vamos à eles:

*1.01 - Look Again: o começo de tudo. Aqui se definem coisas, que por mais mudanças que a série tenha sofrido, não foram alteradas. Lilly aprende que o que ela faz, é pela vítima, não pelos parentes (que muitas vezes já foram os próprios assassinos), e também por justiça. Também percebemos que um crime nunca sai da memória de uma pessoa, e isso ajuda na hora das investigações. Stillman se posiciona no papel de mentor, e Lilly no de workaholic.

*1.08 - Fly Away: um dos episódios em que mais chorei. Adoro esses em que as angustias pessoais de Lilly se misturam ao caso, revelando em doses homeopáticas as fragilidades de uma Detetive que parece ser intocável.

*1.09 - Sherry Darlin': o culpado mais cute da série, James roubou a cena, e quase o coração de Lilly (brincadeira!). Quando ela diz: "She didn't love you, James. And I'm your girl now", ela mostrou do que é capaz para convencer um cara a se entregar. O melhor é o apelido que Vera da para James toda vez que ele telefona, "your boyfriend". James retorna à série no episódio 2.20 Kensington.

*2.09 Mind Hunters/2.23 The Woods: terminar um episódio de uma série policial sem pegar o bandido é algo ousado. E também indica: to be continued! Esses episódios formam um só, e foi a forma que encontrei de poder add mais episódios a lista. Dispensa qualquer observação. Atuações impecáveis de todos os atores, e em especial, claro, de Kathryn Morris, que foi até a vítima do episódio, aparecendo quando criança, ao final. Doses cavalares de Lilly's drama, como diria George, marcaram as nossas mentes, culminando com o assassinato de George por Lilly.

*3.06 Saving Patrick Bubley: quando Rush assumiu o seu primeiro 'cold case' ela largou um homicídio triplo. Vera assumiu o caso e não fez um bom trabalho. Duas temporadas depois ela volta, para acertar as contas com seu passado. Salvar Patrick era a missão que sempre perseguiu Rush. Além do caso citado, o seu primeiro caso na homicídios foi de outro irmão de Patrick. 'No Human Involved', a classificação que Lil sempre negou, a faz entrar em conflito, e traz a frase que, mais tarde, a faz se aproximar de Joseph. 'Ver as pessoas atrás das pastas'.

3.14 Dog Day Afternoon: foi o primeiro episódio engraçado da série. Lilly totalmente perturbada pela presença do seu amor de adolescencia, Ray, proporcionaram as cenas mais engraçadas da série. As sequências de Lilly chegando a homicídios, encontrando Ray e Scotty falando em 'roncar', e depois um Scotty ciumento batendo a porta da sala de interrogatórios, com Lilly sem saber o que fazer em relação a Ray. Ali voltamos a fraqueza de Lilly já apresentada na primeira temporada, o seu coração.

4.01 Rampage: sem o apoio de Stillman, Lilly enfrenta um de seus maiores desafios, convenver uma vítima/co-autora de um crime, a não cometer suicídio. O episódio mostrou que nem sempre monstruosidades são cometidas por monstros. Aqueles garotos iriam realmente fazer o massacre no shopping, sem o apoio da garota que foi estuprada? Não justifica, mas explica.

4.05 Saving Sammy: episódio cute, Scotty estuda sobre a deficiência do Sammy, passa a entender como funciona o seu raciocínio, e o garoto sente os esforços do Detetive, correspondendo, no que para nós era um gesto simples, mas para ele, uma grande demonstração de carinho.

4.23 Good Death: agora sim, o episódio que mais chorei em toda a série. Isso porque a legenda estava dessincronizada com o release que baixei em AVI e tive que arrumar todas as falas. Brincadeira! Esse episódio difere dos demais que escolhi, por que o grande atrativo é a história, não os detetives. Prova que uma série com fórmula pronta (caso da semana, investigação, e conclusão) pode sim surpreender.

4.24 Stalker: Ok! Vocês já perceberam, a 4ª temporada é a minha favorita! Mas como deixar Stalker de fora? Tudo foi perfeito! Roteiro, atuações, escolha do elenco de apoio. Scotty bancando o herói, Lilly bem louca, no que costumo chamar de "seu dia de Jack Bauer" já que perdeu a mãe e foi baleada no mesmo dia. Episódio que trouxe muitas consequências para 5ª temporada, incluindo o maravilhoso episódio 5.01 Thrill Kill que vou ter que deixar de fora da lista.

Nossa, só me dei conta agora que já foram os 10. Deveria ter feito Top 20! Mas, agora deixem vocês a sua lista, tenho certeza que escolherão muitos episódios que eu fui obrigada a deixar de fora da relação.

Boa semana, e até o review dos episódios 5.04 e 5.05 xD


4 comentários:

  1. \o
    ótimo top 10!
    temos a mesma opinião pelo jeito xD

    obrigado por fazer uma lista de episódios para mim rever *-*

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu top 10 e, particularmente, tbm adoro a 4ª temporada (ainda não vi nenhum da 6ª que, dizem, estar muito boa tbm...rsrsrs). Eu já chorei tanto com Cold Case que, se fosse classificar por epis chorado, passava e muito de top 20 viu?
    Muito obrigada GiH, por tudo mesmo!
    Valeu...te adoro!
    Beijos da Coldgirl Leila.

    ResponderExcluir
  3. Temos quase a mesma opinião... Gosto também de "Love Conquers Al", "The Red and The Blue", "Blood on the Tracks" (cujo título é referência à música "Crazy Mary", da Victoia Williams, popularizada pelo Pearl Jam), "Justice", "The Hitchhicker" (título referência ao filme "A Morte Pede Carona"), "The War at Home" (basicamente porque o Nestor Carbonell, o Rich Alpert de "Lost", aparece, e porque toca "Little By Little"), "Baby Blues" (outra referência - agora à uma música do Oasis, "Let There Be Love"), "8:03 AM" (também só por causa da trilha sonora, vai... U2 forévis! xD), "The Road" (um dos melhores episódios DE TODOS QUE JÁ VI), "Stalker" (que nem você disse, Lilly e seu "dia de Jack Bauer")... Ah, são tantos que eu acho que vou fazer meu próprio TOP 10 lá no meu blog... Depois passo o link ok?

    ResponderExcluir
  4. Para mim o melhor de todos os episódios é quando ela pega o assassino em série que não conseguiram pegar da primeira vez (o que trabalhava na homicídios e perseguia as vítimas na floresta)... suspense total, acho que é na terceira temporada...

    ResponderExcluir

Gostou do post, deixe um comentário, em breve ele será lido, publicado e respondido!

Não serão aceitos comentários que contenham:

Linguagem inapropriada;
Spams;