980qc

03 janeiro 2009

O que são feeds?

Todo o leitor de blogs já deve ter se deparado com essa figurinha ai do lado (ou alguma derivação dela), e apesar de ser uma ferramente que facilita (e muito) a nossa vida, ainda existem muitas pessoas que não a utilizam simplesmente por não a conhecerem.

A definição da Wikipedia diz:

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds sao arquivos de áudio, podcasts e vídeos.

Em suma, um feed é um miniformato do blog, onde só aparecem os posts, e o leitor tem acesso à ele através de um link. Mas só isso não tornaria o feed algo revolucionário, a grande sacada são os leitores de feeds, que permitem que você se inscreva nas atualizações de determinado site.

Mas quais são as vantagens disso:
  • Você fica sabendo quando o site que você acompanha é atualizado;
  • Não precisa entrar no site para ler o conteúdo (isso quando são oferecidos feeds completos);
  • Tem acesso a todos os feeds que você acompanha no mesmo local.

Eu utilizo o Google Reader para ler meus feeds, ele é super simples de ser configurado, e você pode acessá-lo através da conta Google. Abaixo uma imagem de como os intens de dispõe na página do agregador:


  • Na coluna a direita fica a barra de navegação para a leitura dos posts no blog/site que você acompanha;
  • Na coluna à esquerda na parte inferior, a lista de blogs/sites que você acompanha;
  • Quando um site/blog tem atualizações, o nome fica em negrito, e aparece o número de posts não lidos por você ao lado entre parenteses;
  • Na coluna à esquerda na parte superior, existem opções de configuração;

Para adicionar um feed basta copiar o link do feed e colar na parte "adicionar atualizações" e clicar em inscrever.Além da inscrição de feeds no agregador, existe outra opção, o recebimento de atualizações por e-mail. Neste formato, uma vez por dia você receberá as atualizações dos blogs que se inscreveu em um e-mail único na hora programada pelo dono do site.

Existem inúmeras opções nos feeds que não comentei, para quem quiser recomendo a leitura de posts de blogueiros especializados em blogs:



Leia também: Seguidores > Friend Connects

2 comentários:

  1. gih amiga, valeu por me dar essa luz, eu sabia pra que servia o feeds mas naum sabia como usa-lo entaum,,, tobrigadão.. bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post, deixe um comentário, em breve ele será lido, publicado e respondido!

Não serão aceitos comentários que contenham:

Linguagem inapropriada;
Spams;