980qc

09 fevereiro 2008

Detalhes do acordo entre executivos e roteiristas!

O WGA, sindicato dos roteiristas de Hollywood, e a aliança dos produtores de cinema e TV fecharam um acordo preliminar para acabar com a greve, que já dura três meses, paralisou a produção das séries de TV, deu um prejuízo milionário à indústria e causou a demissão de muita gente.

Patric A. Verrone e Michael Winship, líderes do sindicato, mandaram um email aos membros na madrugada deste sábado alertando os roteiristas de que um acordo havia sido feito e que este acordo, que vale até 2011, "protegerá o futuro em que a internet se tornar o meio principal de produção e entrega de conteúdo".

Alguns detalhes do acordo:

- No terceiro ano do contrato, roteiristas vão receber 2% da receita bruta dos distribuidores com anúncios na exibição de programas de TV em streaming - mas os estúdios podem exibir conteúdo sem pagar nada por 17 dias

- Em downloads permanentes, roteiristas vão receber 0,36% da receita bruta dos distribuidores pelos primeiros 100 mil downloads de um programa de TV e dos primeiros 50 mil de um filme. Depois disso, o pagamento sobe para 0,7% e 0,65%, respectivamente.

- O acordo define o que é o uso promocional de cenas de um programa (desculpa usada pelos roteiristas para justificar o não-pagamento de direitos aos roteiristas por exibição de episódios na internet). Em poucas palavras: clipes podem ser "usados sem pagamento para promover televisão ou exibições em novas mídias quando possuírem informações sobre dia e horário da exibição do programa ou como e onde comprar ou alugar". Mas os roteiristas serão pagos pelo uso de clipes se "o objetivo principal da exibição é permitir que o público veja episódios passados".

- As emissoras vão consultar o produtor responsável pelo programa quando um produto comercial for integrado à história em um episódio de série dramática. (Essa tem sido uma questão importante para o WGA e o sindicato dos atores).

No email enviado aos membros do WGA, os líderes do sindicato afirmam que, embora o acordo "não seja perfeito nem seja tudo o que merecemos", estabelece o princípio de que "quando eles [os produtores e emissoras] são pagos, nós somos pagos".

Eles também convocam os membros do sindicato a votar para ratificar o contrato e dar um fim à greve. "Uma luta contra sete conglomerados multinacionais de mídia, não importa o quão bem-sucedida seja, é exaustiva e acarreta num preço muito alto para nossos membros e um sem número de outras pessoas. Assim, nós acreditamos que continuar com a greve agora não vai trazer ganhos suficientes para superar os riscos potenciais e que chegou a hora de aceitar esse contrato a terminar a greve".

Uma reunião para formalizar o final da greve está prevista para o fim da tarde em Los Angeles (madrugada no horário de Brasília). Na noite da última quinta, um ex-presidente da Disney garantiu que as duas partes já tinham chegado a um acordo para o final da greve dos roteiristas, que já dura três meses e paralisou a produção de séries de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post, deixe um comentário, em breve ele será lido, publicado e respondido!

Não serão aceitos comentários que contenham:

Linguagem inapropriada;
Spams;